MOACIR ARRUDA MENUZZI

MOACIR ARRUDA MENUZZI
MOACIR ARRUDA MENUZZI

1 de mai. de 2010

Sono: muito ou pouco pode ser problema

continuação:

Devemos ressaltar que o que ocorre com a criança quando fala durante o sono é normal, porém é preocupante no adulto, evidenciando alguma disfunção a ser pesquisada.
Não é o fato do indivíduo dormir 7, 8 ou 9 horas que podemos considerar normal, pois não é o número de horas de sono que indica um bom repouso. O que realmente importa é saber se estas horas de sono são realmente suficientes para o indivíduo ter o repouso necessário para o corpo, e que este não seja excessivo ou diminuto.
(M.A.M) -

Sono: Muito ou pouco pode ser problema

continuação:
No primeiro grupo as pessoas tem uma alteração respiratória, que alem da sonolência diurna provoca o ronco durante a noite; essa pessoas normalmente tem uma obstrução funcional  ao nível da orofaringe durante o sono, que provoca obstrução até total, provocando a interrupção da respiração, voltando em seguida a roncar, essa obstrução leva o indivíduo muitas vezes a correr risco de vida durante o sono, explicando o cansaço no dia seguinte.
No segundo grupo, coloca-se a insônia que não é  uma doença e sim um sintoma. O terceiro grupo, é as alterações do ciclo do sono as adaptações com horários de trabalho e de viagens. O organismo necessita de quase um dia para recuperar uma hora a menos de sono. O quarto grupo é o das disfunções. associadas ao sono, como o sonambulismo, temor noturno,enurese, crises epiléticas, etc.

Sono: Muito ou Pouco pode ser problema

Para se manter perfeitas condições de saúde, devemos levar a sério o sono. Quando se dorme muito, ou pouco, uma série de problemas podem ocorrer na vida do ser humano. A insônia é o mais sério, ocorrendo em 25 por cento da população em algun momento de sua vida.
O principal problema da insônia é o seu diagnóstico, pois cabe ao médico tratar a causa da insônia.
Existem quatro grupos de doenças do sono que exigem atenção específica: O Primeiro,é aquele das pessoas que tem sono excessivo, que chega a impedir as suas atividades naturais, como o trabalho ou quaisquer outras atividades que exijam atenção. O Segundo, é aqueles que tem pouco sono, ou seja apresentam insônia. O Terceiro, é aquele que apresenta alteração no ciclo do sono, que pode ocorrer em função das mudanças de turno de trabalho ou fuso horário. O quarto, é aquele que apresentam os portadores de disfunções como: epilepsia, sonambulismo,angina ou outros sintomas.